Jamille Pedagoga

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bom dia!

Como é muito discutido entre os educadores que o brincar ajuda no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, porque então parar com os jogos a medida que as crianças vão crescendo?

O brincar dirigido é muito importante. Com esta atividade, muitas crianças que possuem dificuldades em se expressar na escrita, durante o jogo, revisa o conteúdo e consegue compartilhar o que aprendeu com seus colegas. A partir de uma atividade como esta, o professor pode também avaliar seus alunos.

Tenho uma aluna por exemplo, que a cada jogo, me surpreendo com o seu desempenho.

Abaixo jogos muitos simples de confeccionar que fiz desde o início do ano. As crianças adoram.

Trilha do fundo do mar. Com ordens normais do jogo (avance uma uma casa, fique uma vez sem jogar) e também com umas ?. A cada casa com a ? eu faço uma pergunta em relação ao conteúdo. se a criança acertar continua na casa, se não começa todo o jogo novamente. É muito divertido.
Trilha da fazendinha. Além da trilha, são usados dados ou roletas para indicar a quantidade de casas que o jogador vai avançar e também os pinos que podem ser de tampinha de garrafa pet cobertas de EVA colorido.
Jogo de boliche. Os alunos são divididos em duas equipes. Um jogador de cada equipe joga por vez, somam o tanto de pontos adquiridos. Eu faço a pergunta do conteúdo, se a criança acertar a equipe consegue aquela pontuação adquirida na jogada.

Por hoje é só.

Beijinhos

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial