Jamille Pedagoga

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Algumas ideias: avaliação de História - 4º ano

1- Logo que os portugueses chegaram ao Brasil, algo os chamou muita atenção. O que era? Para que os portugueses queriam tanto esse bem material?

2 – Além dos índios, os portugueses também tinham outro povo como escravo. De onde eles eram? Como eram tratados? Para que serviam?

3- Por sofrerem muito como escravos dos portugueses, a única forma de conseguirem a liberdade era fugindo para dentro das matas. Existia um lugar específico que todos os escravos fugitivos procuravam. Que lugar era esse? Quem podia ir até lá? Como viviam neste lugar?

4- Mesmo sendo escravos, não deixaram de transmitir a sua cultura para os pequenos descendentes que nasciam aqui no Brasil. De acordo com o que você estudou em sala de aula, escreva pelo menos um exemplo de cada aspecto abaixo da nossa cultura que foi influenciado pela africana.

  • Culinária

______________________________________________________________________________

  • Dança

______________________________________________________________________________

  • Religião
5- Atualmente não existe mais a escravidão propriamente dita em terras brasileiras. Infelizmente ainda acontece o trabalho escravo em alguns lugares pelo país. O que acha a respeito disso?

6-Além disso, ainda hoje vemos casos de preconceito racial contra os índios e os afro-descendentes. Você já sofreu algum tipo de preconceito? O que você acha a respeito disso?

7- Durante este ano, estudamos sobre os povos indígenas e portugueses que lutavam em uma guerra sem fim decidindo quem ficaria com as riquezas brasileiras. Estudamos as tribos: Tupinambás, Kariris, Tumbalalás, Kaingangues, Tupiniquins, etc. Cada tribo possuía a sua cultura específica, porém havia muitos costumes em comum. Leia as informações a seguir, e classifique as frases conforme a legenda: (2,0)

I = Povos indígenas

P = Portugueses

( ) As mulheres usavam vestidos longos com uma túnica por cima.

( ) Comiam frutos, peixes, carne de caça e mandioca.

( ) Os homens cortavam o cabelo na testa e nas orelhas, deixando-os mais longos atrás.

( ) Comiam pão de trigo, cevada, centeio e sopa de vegetais.

( ) As mulheres usavam braceletes e colares de conchas e ossos.

( ) Os homens vestiam túnicas de algodão.

( ) Celebravam tudo com rituais e festas com todo o povo unido.

( ) Bebiam vinho.

8- Desde o início da colonização portuguesa, todos os recursos naturais do Brasil eram explorados e exportados para Portugal. A intenção dos portugueses em ocupar as terras e criar cidades era apenas para garantir que estas riquezas não fossem “roubadas”. Durante o ano, estudamos várias Eras da colonização em que alguns produtos eram explorados até o máximo. Observe as imagens e escreva um pouco sobre cada época, sobre como eram realizadas estas atividades, quem eram os trabalhadores, os locais que aconteciam pelo território brasileiro, para que precisam desta riqueza e onde era comercializado.

Pau-brasil

Cana-de-açúcar

Criação de gado

Drogas do sertão

Látex

Tropeiros

Extração do ouro

Bandeirantes

Café

9 - Enquanto invadiam todo o oeste paulista com as plantações de café, os portugueses encontraram com o povo indígena Kaingang. Preencha o que se pede sobre este povo indígena:

a - Um objeto doméstico que utilizavam:

b - Um objeto de trabalho que utilizavam:

c - Uma forma de reação à invasão das suas terras:

d – Desenhe à reação destes povos contra os portugueses:

10 - Leia a letra de uma canção italiana do final do século XIX e início do XX:

Itália bela, mostre-se gentil

não abandone seus filhos,

senão eles vão todos para o Brasil

e não se lembrarão de retornar.

Aqui mesmo haveria ainda no que trabalhar

sem ter que para a América emigrar.

O século presente aqui nos deixa,

o mil e novecentos se aproxima,

a fome está estampada na nossa cara

e para curá-la não há remédio.

A todo momento nós ouvimos dizer:

eu vou lá onde tem a colheita do café.

- Transcreva um trecho da letra da canção que mostra:

a- Um problema vivido pelos italianos:

b - O que atraía os italianos para o Brasil:

11 - No final do século XX, aumentou a quantidade de fábricas nas grandes cidades brasileiras, que empregavam diversos operários. Preencha algumas informações sobre as rotinas dos trabalhadores naquela época:


Trabalhavam quantos dias por semana?

Tinham folga apenas nas tardes do ...



Horário de trabalho diário:


Quem trabalhava nas fábricas?



Tinha lei que protegia os trabalhadores?



Como eram os salários?



Caso o trabalhador ficasse doente, o que acontecia?


As primeiras fábricas no Brasil produziam ...



Quando não estavam trabalhando, os operários tinham o lazer de ...


12 -Com o grande avanço da industrialização, vieram também conseqüências graves contra a natureza. A maioria das fábricas, usinas e trens do início do século XX utilizavam motores a vapor. Como eram movidas estas máquinas?

a – Como era obtido este material para o funcionamento das máquinas dia e noite nas fábricas?

b – Qual foi à consequência desta atitude?

13 – Como as fábricas foram se desenvolvendo nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro, alguns brasileiros que moravam em outros estados, sofrendo com a seca e o desemprego, migraram para estas regiões em busca de uma melhoria de vida. Observe a imagem a seguir e depois complete a legenda da foto colocando o nome deste transporte que era utilizado e as principais dificuldades enfrentadas durante a viagem.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial