Algumas ideias: avaliação de História - 4º ano
2 – Além dos índios, os portugueses também tinham outro povo como escravo. De onde eles eram? Como eram tratados? Para que serviam?
3- Por sofrerem muito como escravos dos portugueses, a única forma de conseguirem a liberdade era fugindo para dentro das matas. Existia um lugar específico que todos os escravos fugitivos procuravam. Que lugar era esse? Quem podia ir até lá? Como viviam neste lugar?
4- Mesmo sendo escravos, não deixaram de transmitir a sua cultura para os pequenos descendentes que nasciam aqui no Brasil. De acordo com o que você estudou em sala de aula, escreva pelo menos um exemplo de cada aspecto abaixo da nossa cultura que foi influenciado pela africana.
- Culinária
______________________________________________________________________________
- Dança
______________________________________________________________________________
- Religião
I = Povos indígenas
P = Portugueses
( ) As mulheres usavam vestidos longos com uma túnica por cima.
( ) Comiam frutos, peixes, carne de caça e mandioca.
( ) Os homens cortavam o cabelo na testa e nas orelhas, deixando-os mais longos atrás.
( ) Comiam pão de trigo, cevada, centeio e sopa de vegetais.
( ) As mulheres usavam braceletes e colares de conchas e ossos.
( ) Os homens vestiam túnicas de algodão.
( ) Celebravam tudo com rituais e festas com todo o povo unido.
( ) Bebiam vinho.
8- Desde o início da colonização portuguesa, todos os recursos naturais do Brasil eram explorados e exportados para Portugal. A intenção dos portugueses em ocupar as terras e criar cidades era apenas para garantir que estas riquezas não fossem “roubadas”. Durante o ano, estudamos várias Eras da colonização em que alguns produtos eram explorados até o máximo. Observe as imagens e escreva um pouco sobre cada época, sobre como eram realizadas estas atividades, quem eram os trabalhadores, os locais que aconteciam pelo território brasileiro, para que precisam desta riqueza e onde era comercializado.
Pau-brasil
Cana-de-açúcar
Criação de gado
Drogas do sertão
Látex
Tropeiros
Extração do ouro
Bandeirantes
Café
9 - Enquanto invadiam todo o oeste paulista com as plantações de café, os portugueses encontraram com o povo indígena Kaingang. Preencha o que se pede sobre este povo indígena:
a - Um objeto doméstico que utilizavam:
b - Um objeto de trabalho que utilizavam:
c - Uma forma de reação à invasão das suas terras:
10 - Leia a letra de uma canção italiana do final do século XIX e início do XX:
Itália bela, mostre-se gentil
não abandone seus filhos,
senão eles vão todos para o Brasil
e não se lembrarão de retornar.
Aqui mesmo haveria ainda no que trabalhar
sem ter que para a América emigrar.
O século presente aqui nos deixa,
o mil e novecentos se aproxima,
a fome está estampada na nossa cara
e para curá-la não há remédio.
A todo momento nós ouvimos dizer:
eu vou lá onde tem a colheita do café.
- Transcreva um trecho da letra da canção que mostra:
a- Um problema vivido pelos italianos:
b - O que atraía os italianos para o Brasil:
Trabalhavam quantos dias por semana? | |
Tinham folga apenas nas tardes do ... | |
Horário de trabalho diário: | |
Quem trabalhava nas fábricas? | |
Tinha lei que protegia os trabalhadores? | |
Como eram os salários? | |
Caso o trabalhador ficasse doente, o que acontecia? | |
As primeiras fábricas no Brasil produziam ... | |
Quando não estavam trabalhando, os operários tinham o lazer de ... | |
12 -Com o grande avanço da industrialização, vieram também conseqüências graves contra a natureza. A maioria das fábricas, usinas e trens do início do século XX utilizavam motores a vapor. Como eram movidas estas máquinas?
a – Como era obtido este material para o funcionamento das máquinas dia e noite nas fábricas?
b – Qual foi à consequência desta atitude?
13 – Como as fábricas foram se desenvolvendo nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro, alguns brasileiros que moravam em outros estados, sofrendo com a seca e o desemprego, migraram para estas regiões em busca de uma melhoria de vida. Observe a imagem a seguir e depois complete a legenda da foto colocando o nome deste transporte que era utilizado e as principais dificuldades enfrentadas durante a viagem.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial