Jamille Pedagoga

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Geografia

Geografia também não é tão simples de se trabalhar acreditando que as crianças conhecem tudo o que tem no livro didático. Como sabemos, cada cidade, cada bairro possuem características distintas e por isso, de que adianta pedir que o meu aluno grave tipos de relevo por exemplo, se ele não conhece nem dois específicos? É preciso que o aluno observe em fotos, vídeos e viagens e identifique cada relevo existente.
Os livros didáticos na maioria das vezes são sempre de outros estados, e por isso, cabe ao professor inserir atividades da realidade dos alunos para fixação do conteúdo.
Maquete sobre os tipos de relevo.

Todos os conceitos trabalhados em aula precisam estar interligados a realidade dos alunos. Ao construir um croqui do centro da cidade, muitas crianças sentem dificuldades em posicionar os elementos no desenho e por isso, quando sentem dificuldades em realizar atividades que precisam interpretar mapas, os professores não entendem por que este aluno não consegue.

Exemplos de atividades com pontos cardeais e colaterais também precisam se estender ao livro didático. Colocar a criança para responder situações dentro da escola, espalhadas pelo pátio, na rua em que mora, dentro de casa, etc.
Em união à disciplina de História, ao ensinar as características de sua cidade, os seus representantes, a democracia, as câmaras municipais, não apenas estabelecer funções e o trabalho de cada profissional, mas também instigá-los a desde pequenos observar e cobrar serviços destes representantes.

Por hoje é só. Beijos


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