Jamille Pedagoga

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Algumas ideias: avaliação de História - 5º ano

1 - Depois que os portugueses se instalaram nas terras brasileiras, estudamos em sala de aula que para melhor organização do local, criaram as capitanias hereditárias. Comente abaixo como foi realizada esta divisão, quem era responsável em administrar cada uma e o porquê desta divisão não ter dado certo depois de alguns anos.

2 - Depois que não tinham mais como enganar os índios com o trabalho escravo, os portugueses optaram em capturar africanos para os fazerem de escravos. Tratavam os escravos como animais. Passavam fome, sede, vivam em péssimas condições e caso reclamassem de alguma coisa, paravam no tronco e apanhavam até muitas vezes morrer. A única solução que encontraram para conseguir a sua liberdade era fugindo. Existia um lugar específico que todos os escravos fugitivos procuravam. Que lugar era esse? Quem podia ir até lá? Como viviam neste lugar?

3 - Dentro da nova vila dos escravos fugitivos, existia um escravo que fez muito pelo seu povo contra os portugueses. Como era seu nome? Conte como foi esta grande batalha e como terminou.

4 - O General Deodoro da Fonseca, apoiado pelos fazendeiros de São Paulo e militares, liderou um movimento militar que, em 15 de novembro de 1889, derrubou a monarquia e instaurou a república no Brasil.

República: Organização política de um Estado que visa a servir à coisa pública, ao interesse comum. Sistema de governo em que um ou vários indivíduos eleitos pelo povo exercem o poder supremo por tempo determinado.

a - Preencha o quadro abaixo, comparando as formas de governo que existiram na história do Brasil: A monarquia e a república.

Formas de governo

Duração

Como o poder é transmitido

Monarquia

República

b – Atualmente o Brasil é uma república? Por quê?

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Para administrar uma escola, são necessárias várias pessoas, que têm diferentes funções e responsabilidades, como: diretor, professor, coordenador, bibliotecária, secretária, etc. Imagine quantas pessoas são necessárias para administrar um município, um estado ou um país.

5 - Para preencher os dados a seguir, observe o quadro abaixo:

Governo

Poder

Executivo

Poder

Legislativo

Poder

Judiciário

Municipal (Ibiraçu)

Prefeito, vice e secretários

Vereadores

Cartório, Comarca e Juízes

Estadual (Espírito Santo)

Governador, vice e secretários

Deputado Estadual

Desembargadores

Federal (Brasil)

Presidente, vice e ministros

Deputado Federal e senadores

Ministros dos Tribunais Superiores

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