Jamille Pedagoga

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Projeto Preservação Ambiental em Ibiraçu: Nossa cidade, nosso orgulho!

Projeto realizado no primeiro semestre de 2010.
Culminância na 2ª Feira Artística, Acadêmica e Cultural da Fênix.

Turmas envolvidas: 4º e 5º anos
Professoras: Jamille e Marcia.

PROJETO: “PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM IBIRAÇU:

NOSSA CIDADE, NOSSO ORGULHO!”

Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Ciências, Educação Física, Artes e Música.

Professoras responsáveis: Márcia e Jamille.

Turmas: 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Ano: 2010.

Período: Abril a Junho de 2010.

Ementa:

A sustentabilidade representa a ação de promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.

O objetivo de se trabalhar com as crianças o conceito de sustentabilidade é mostrar-lhes que em pequenas ações podem ajudar a salvar o meio ambiente. Situações simples, mas que farão no futuro toda a diferença. Se desde pequenos, começarem agir tanto na escola como em casa de forma sustentável, mais tarde não terá problemas em mudar de hábitos. A economia da água, energia, menor produção de lixo, reciclagem e reutilização dos objetos ou brinquedos que já possui poderá sim, somar com as demais atitudes sustentáveis espalhadas por todo o mundo.

A realização deste projeto está relacionada à preservação do meio ambiente da cidade de Ibiraçu, em que uma das ações mais importantes em relação à sustentabilidade é o cuidar da área existente ao nosso redor. Para isso, serão realizadas visitas a algumas paisagens naturais da cidade, verificando o trabalho de preservação realizado pelos responsáveis municipais ou particulares.

Objetivos:

Gerais:

  • Despertar nos alunos a valorização da própria cidade;
  • Desenvolver atividades de visitação pela cidade de Ibiraçu – Espírito Santo;
  • Trabalhar sobre o desenvolvimento da cidade e observar se estes locais visitados ainda estão sendo preservados;

Específicos:

  • Conhecer os lugares dentro da cidade que ainda são preservados;
  • Conhecer o trabalho das pessoas responsáveis por cada lugar visitado;
  • Analisar as mudanças destas paisagens ao longo do tempo;

Atividades:

1ª – Palestra com o responsável pela Secretaria do Meio Ambiente de Ibiraçu

2ª – Visita ao Mosteiro Zen Morro da Vargem

3ª – Visita a Agro Estância Lombardi

4ª - Visita a Cascata, Bairro São Cristóvão

5ª – Visita a Barragem em Ibiraçu

6ª - Espaço do Sacri

As atividades do projeto realizadas em sala ou em casa juntamente com a família, são todas relacionadas aos locais visitados pela cidade. Em cada local, foi realizado coleta de dados, redações, desenhos e entrevistas.

De início, foi enviado um bilhete explicando sobre o projeto e suas atividades para a família.

Ibiraçu, 06 de abril de 2010.
Senhores pais e/ou responsáveis,

Os preparativos para a II Feira Acadêmica, Artística e Cultural do Centro Educacional Fênix, que acontecerá no dia 17 de julho, já está a pleno vapor. Este acontecimento procura expor trabalhos dos alunos realizados durante o primeiro semestre do ano letivo, visando o seu desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético.

Como nossa escola possui a filosofia da Sustentabilidade, todas as atividades a serem expostas, estarão vinculadas a esta nova consciência.

Para melhor compreensão do conceito, a sustentabilidade representa a ação de promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.

Para trabalhar com as turmas do 4º e 5º ano, as professoras Jamille e Márcia criaram o projeto: “Preservação ambiental em Ibiraçu: nossa cidade, nosso orgulho”, o qual tem por objetivo trabalhar o conceito de sustentabilidade e mostrar-lhes que pequenas ações podem ajudar a salvar o meio ambiente. Situações simples, mas que farão no futuro toda a diferença. Se desde pequenos, começarem agir tanto na escola como em casa de forma sustentável, mais tarde não terá problemas em mudar seus hábitos. A economia da água, energia, menor produção de lixo, reciclagem e reutilização dos objetos ou brinquedos que já possui poderá sim, somar com as demais atitudes sustentáveis espalhadas por todo o mundo.

A realização deste projeto está relacionada à preservação do meio ambiente da cidade de Ibiraçu, em que uma das ações mais importantes em relação à sustentabilidade é o cuidar da área existente ao nosso redor. Para isso, serão realizadas visitas a algumas paisagens naturais da cidade, verificando o trabalho de preservação realizado pelos próprios moradores e responsáveis municipais ou particulares.

Os lugares para visitação ainda estão sendo agendados. Durante todo o período letivo anterior a Feira, a cada semana uma atividade, dentro ou fora da escola, será específica para este projeto.

Os lugares previstos para visitação:

  • Mata próxima à área do rodeio, perto da nossa escola (Espaço do Sacri);
  • Mosteiro Zen Morro da Vargem;
  • Agro Estância Lombardi;
  • Cachoeirão do Rio Piabas, Pendanga;
  • Cascata, Bairro São Cristóvão;
  • Barragem de Ibiraçu;

A participação da família será de extrema importância neste processo. Além de acompanharem todas as atividades que serão propostas, gostaríamos de pedir que disponibilizem informações que possuam a respeito dos locais a serem visitados, como propagandas, noticiários de jornais, fotos, vídeos, entre outros.

Para registro de parte das atividades, pedimos que envie um caderno grande de capa dura, sem arame, com 48 folhas até o dia 04 de maio, próxima terça-feira. Além disso, para custeio do transporte a todas as visitas pedagógicas e a confecção de uma camiseta do projeto, pedimos que encaminhem até o dia 14 de maio a quantia de R$40,00 (quarenta reais).

Atenciosamente,

Equipe pedagógica e professoras Jamille e Márcia

Ciente,

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Assinatura do responsável


Este "ponta pé" inicial do projeto é muito importante. Os pais valorizam muito estes bilhetes explicativos pois já saberão mais ou menos o que acontecerá durante este período de aula, e compreenderão porque deixamos de trabalhar um pouco o caderno e os livros e a tamanha importância do projeto na vida destes alunos. A seguir, farei postagens sobre o decorrer do projeto.

beijinhos

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