Jamille Pedagoga

segunda-feira, 4 de julho de 2011

História em quadrinhos

História em quadrinhos

O que é?

A história em quadrinhos é uma sequência de quadros que expressam ou registram uma história, informação ou acontecimento.

A história em quadrinhos também pode ser conhecida como gibis ou mangá. Este tipo de texto utiliza de imagens e diálogos para narrar uma história que geralmente acontece em nosso dia-a-dia.

Geralmente é possível encontrá-las em livros, revistas ou em tiras publicadas em revistas e jornais.

Como surgiu?

Desde a época em que o homem ainda vivia nas cavernas, já utilizava de desenhos para registrar os acontecimentos tristes ou felizes de sua vida. A mesma coisa, na época dos faraós que viviam no Egito e também no período Medieval, em que as pessoas costumavam bordar histórias em extensos tapetes.

A partir de 1800 que se originaram os balões com falas dos personagens escritos acima ou rente à boca de cada personagem.

Entre maio de 1895 e maio de 1896, o “Menino Amarelo”, criado pelo autor Richard Outcault, tornou-se o primeiro personagem a aparecer semanalmente num jornal.

E assim, no decorrer dos anos, vários autores começaram a inventar personagens fixos para suas histórias, geralmente super-heróis: Mulher Maravilha, Super-Homem, Homem Aranha, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Incrível Hulk, Thor, X-Men, Demolidor e o Surfista Prateado. É importante enfatizar também o grande escritor Maurício de Sousa que criou a Turma da Mônica.

O que encontro de novidade?

Geralmente a história em quadrinhos apresenta a maioria de seu entendimento ou interpretação em características visuais, ou seja, dependo de como está desenhado um balão de fala, por exemplo, consigo identificar se o personagem está feliz, triste, chorando, com raiva, etc. Ainda acontece com o registro sonoros de forma variada, os quais podemos identificar a escrita com o som presenciado em nosso dia-a-dia.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial