Jamille Pedagoga

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Atividades do projeto

1ª atividade:

- Apresentação do projeto para os alunos.

- Vídeos sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

2ª atividade:

- Visita ao espaço do SACRE:

- BILHETE PARA AUTORIZAÇÃO:


Senhores pais e/ou responsáveis,


A primeira visita pedagógica que será realizada dentro do Projeto “Preservaç

ão ambiental em Ibiraçu: nossa cidade, nosso orgulho”, acontecerá no espaço da SACRE (Sociedade do Sagrado Coração em prol ao Hospital do Câncer) atualmente utilizado para a realização de atividades culturais da cidade, no dia 13 de maio de 2010 (quinta-feira). As turmas do 4º e 5º ano, juntamente com seus professores, visitarão este local para atingir os seguintes objetivos: Conhecer melhor a história e importância desta área para a região; Averiguar como era o local antes de ser ocupado (aspectos ambientais) e Conhecer quais atividades são realizadas atualmente para a sua preservação.

As turmas sairão da escola às 16 horas da tarde e retornarão antes das 17 horas e 30 minutos. No dia da visita pedagógica, será necessário que o aluno esteja devidamente uniformizado (blusa da escola, calça comprida e sapato fechado) e também levar chapéu ou boné, repelente e protetor solar. Só poderão ir os alunos devidamente autorizados pelos seus responsáveis. A autorização abaixo deverá ser entregue até o dia 10/05 (segunda-feira).

Atenciosamente, Equipe pedagógica e professoras Jamille e Márcia.

- COLETA DE DADOS:

LOCAL VISITADO: / PESSOA ENTREVISTADA: / DATA:

1- Essas terras possuíam, e possuem hoje, um proprietário?

2 – Parece ter sido devastada? Por quê?

3 – Atualmente o trabalho de reflorestamento continua sendo ampliado ou apenas cuidam do que já foi plantado?

4 – Em relação à flora do local, que plantas exóticas você conseguiu ver?

5 - Em relação à fauna do local, que animais foram vistos durante a visita?

6 – Há uma equipe responsável em estudar e avaliar a saúde destes animais que estão nesta área e também verificar como estão em relação ao contato com os visitantes?

7 – Já aconteceu de visitantes ou a população da região atacar a região com vandalismo, queimadas, etc.?

8 – Como você analisa o contato com o Meio Ambiente? Há alguma atividade específica que trabalhe este contato com a fauna e flora do local? Como a população vê este local?

- EXPRESSE TUDO O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DA VISITA PEDAGÓGICA:

- ESCREVA UMA REDAÇÃO QUE MOSTRE TUDO O QUE APRENDEU SOBRE O LOCAL VISITADO:

- ENTREVISTA:

NOME DO ENTREVISTADO: / DATA DE NASCIMENTO: / COMENTÁRIO SOBRE O LOCAL : / QUANTAS VEZES JÁ VISITOU O LOCAL: / DATA:

1 – Conheceu a região quando ainda não existia o espaço do rodeio? Se sim, como era?

2 – Presenciou a construção deste espaço? Se sim, demorou muito? Como foi?

3 – Conhece o proprietário do local?

4 – Havia alguma atividade que era realizada anteriormente e que agora não é possível mais fazê-la?

5 – O que você acha sobre o trabalho que está sendo realizado atualmente no local?

6 – O que você acha que poderia melhorar no local?

7 – Como cidadão (ã) do município, sente-se orgulhoso por ter em sua cidade um trabalho nessa proporção sendo realizado? Por que?

8 - Como você analisa o contato do ser humano com o meio ambiente?

9 – Qual a mensagem que você pode deixar para estas crianças sobre a preservação do meio ambiente?

Obrigado (a) por contribuir em nosso projeto!

Os alunos fizeram um cartaz para conscientização, utilizando o que encontraram de mais interessante durante a visita ao local.

Beijinhos a todos!



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial