Jamille Pedagoga

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Algumas ideias: avaliação de Língua Portuguesa - 4º ano

1 - Seu João estava há uma semana para entrar de férias. Gostaria muito de planejar uma viagem com a sua família para que descansassem um pouco do ano tão corrido. Mas não sabia qual lugar poderiam ir. Numa manhã de domingo, enquanto lia o jornal O Globo, encontrou a seguinte reportagem:

Reportagem do O Globo destaca belezas e o turismo do litoral do PIAUÍ

Repórter André Teixeira

Nos 66 quilômetros do litoral do Piauí, - o menor entre os estados do Brasil - há jóias como as praias de Barra Grande, Macapá, Coqueiro e Pedra do Sal. Lagoas como a do Sobradinho e a do Portinho. E, já na divisa com o Maranhão, o Delta do Parnaíba, uma rara formação, na qual o rio se divide em cinco braços, formando um triângulo, antes de alcançar o Oceano Atlântico. Com mangues, lagoas, ilhas e dunas, o delta é a maior atração da região e ponto de partida para a descoberta deste pequeno e ainda pouco conhecido trecho de nosso litoral. Com vento constante, suas praias atraem praticantes de esportes de vela, como o kitesurfe.

O Delta do Parnaíba é um bom lugar para começar a descobrir o litoral do Piauí. Único das Américas em mar aberto ocupa uma área de 2.700 km, e pode ser explorado de chalana - barco que leva até 90 pessoas e geralmente serve refeições - ou numa voadeira, com capacidade para cinco passageiros. Mais rápida, a voadeira é melhor para quem quer conhecer o rico ecossistema da região, com mais de 70 ilhas que abrigam jacarés, caranguejos, macacos, garças e outros tipos de aves. Dependendo da maré, é possível esticar o passeio até a Ilha do Caju, no Maranhão, para ver a revoada dos guarás, que no final da tarde colorem de vermelho vivo o céu e as árvores.

As embarcações partem do Porto dos Tatus, na cidade de Parnaíba. Um dos pontos altos dos passeios, além da paisagem única, são as paradas para mergulhos, no rio e no mar, já no estado do Maranhão - que detém 65% da área do delta. Do alto das dunas, com o oceano de um lado e o rio e o verde da mata de outro, o cenário é hipnotizador. Algumas ilhas têm bons restaurantes, com porções generosas. Caranguejos e peixes, como o robalo, são as melhores pedidas. No Recanto dos Pássaros, na Ilha das Canárias, há uma atração extra: um mirante de madeira coberto, com redes e vista para o rio.

A cidade de Parnaíba também merece atenção. Com um casario colonial, da época de exploração da carnaúba, hoje é um centro universitário. Por isso, tem uma animada vida noturna, especialmente no bairro Beira Rio, que concentra a maioria dos bares e restaurantes. No Porto das Barcas, casas antigas com fachadas coloridas formam um centro de cultura e lazer, com galerias de arte, restaurantes e a sorveteria Araújo, famosa na região. Outro bom programa é a praia de Pedra do Sal, uma das 11 do litoral piauiense. Com muitos bares, fica cheia nos fins de semana.


Do outro lado do estado, perto da divisa com o Ceará, encontramos Barra Grande, um paraíso para os amantes de esportes náuticos como o kitesurfe, graças ao vento que sopra o dia inteiro, principalmente no segundo semestre. Localizada na cidade de Cajueiro da Praia, tem pousadas na areia - não há asfalto - e restaurantes bacanas, e vem atraindo uma legião de kitesurfistas, a maioria estrangeiros, que animam a sua noite. A praia é de tombo, ou seja, funda, ótima para mergulhos. E, mesmo na alta temporada, basta caminhar um pouco para se afastar da concentração de homens-pipa e encontrar trechos de areia desertos.

Ainda em Barra Grande, passeie de canoa pelo mangue. Além de caranguejos e garças, cavalos-marinhos dão o ar da graça pelas margens dos canais. Como ficam camuflados, é difícil vê-los soltos. Os guias costumam aprisioná-los em pequenos aquários para serem apreciados - e, em seguida, devolvidos às águas. A excursão termina num trecho isolado da praia. Quem não quiser fazer a caminhada de volta pode usar os préstimos de uma prosaica charrete.

Separada de Barra Grande pelo Rio Camurupim, já no município de Luís Correia, a Praia de Macapá é mais tranquila que a de Barra Grande, tanto dentro quanto fora da água. O encontro do rio com o oceano forma uma espécie de piscina, ideal para mergulhos entre um petisco e outro, servidos em quiosques na areia. Formada por pequenas lagoas naturais que brotam entre as dunas com a água das chuvas, ela começa a ter seu potencial turístico explorado com roteiros que incluem safári fotográfico, mergulho e observação das carnaúbas. A árvore típica local é usada para a produção de cera, uma das atividades econômicas do estado, além de fornecer palha e madeira para a construção de casas que marcam a paisagem piauiense.

COMO CHEGAR:
A Gol voa direto do Rio para Teresina a partir de R$ 433, ida e volta. Pela TAM, o bilhete de ida e volta custa a sai a partir de R$ 585, com conexão em Brasília (há outras opções de conexão em capitais do Nordeste). Preços pesquisados para o fim do mês, com taxas.

ONDE FICAR:
Pousada Pontal da Barra
Pousada Ventos Nativos

Aimberê Eco Resort

Parque Hotel Sete Cidades


2 – Como Seu João estava animado! Que lugares lindos poderia ir com a sua família! Quantas informações interessantes! Agora, ajude Seu João a recordar as informações mais importantes sobre o turismo do estado do Piauí.

a – Qual é a maior atração da região?

b – O que é um Delta?

c – O Delta do Paraíba é composto por quantas ilhas? Quais animais são vistos nestas ilhas?

d - Quais são os dois tipos de embarcações que são utilizadas no Delta do Paraíba?

e – Qual esporte à vela pode ser praticado no Delta do Paraíba?

f – O que há de tão interessante no Recanto dos Pássaros, nas ilhas Canárias?

g- Fale um pouco sobre as atrações na cidade de Paraíba.

h – Porque Barra Grande é um paraíso para quem curte os esportes a vela?

i – Como é a praia na cidade do Cajueiro da Praia?

j – O que os guias fazem com os animais exóticos em Barra Grande, para que os turistas apreciem a fauna do local?

k – Qual é a praia mais tranquila da região?

l – Qual a árvore típica do estado? Para que serve?

m – Quais são as pousadas que o escritor indicou na reportagem?

n – Como é possível chegar ao estado do Piauí?


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial