Jamille Pedagoga

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Algumas ideias: avaliação de Língua Portuguesa - 5ano

1 - Na história abaixo, você vai participar da sua criação, fazendo os personagens serem do jeito que quiser.

Era uma vez um príncipe ___________________que morava num palácio ________________às margens de um ________________rio. Do outro lado deste rio, ficavam as terras de outro país. Lá morava uma ____________________ princesa. O _____________________amigo do príncipe era um dragão ______________________que morava numa floresta ______________________que também ficava às margens de um rio. Todos os dias o príncipe se banhava nele, ele era um ______________________nadador. E todos os dias a princesa tomava banho de sol, na margem oposta, sem nunca se encontrarem porque as margens eram muito ________________________.

a – As palavras a qual preencheu o texto são características ou qualidades aos substantivos que estavam às frases. Todas as palavras que utilizamos para caracterizar as coisas são chamadas de __________________________________.


2 - A fábula abaixo apresenta alguns substantivos repetidos muitas vezes, tornando a leitura do texto chata e até mesmo incompreensível. Reescreva a fábula novamente, retirando os substantivos necessários ou também acrescentado pronome se for o caso.

A raposa e a cegonha

Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. A raposa querendo pregar uma peça na cegonha, a raposa serviu à cegonha sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre da cegonha com seu bico comprido mal pode tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando a cegonha foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.

Assim que a raposa chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a cegonha ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. A raposa aprendeu muito bem a lição. Enquanto a raposa ia andando para casa, faminta, pensava: "Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro".

3 - Leia atentamente a história abaixo:

Um menino queria testar um velho sábio, e falou para um amigo: "vou provar para todo mundo que ele não é sábio".

Pegou um passarinho nas mãos, e falou para um amigo: "Vou pôr o passarinho atrás e perguntar para ele se o passarinho está vivo ou se está morto: se ele falar que está morto eu mostro o passarinho vivo; se ele falar que está vivo, eu esmago o passarinho, e ele vai errar de qualquer jeito."

Chegou perto do sábio e perguntou: "Sr. Sábio, o passarinho que eu tenho aqui atrás está morto ou está vivo ?"

E o sábio respondeu: "A resposta... está em suas mãos!"

a – Em várias histórias muitas vezes ouvimos falar de sábios. Para você, qual pessoa pode ser considerada um sábio?

b – Qual foi a idéia que o menino teve para desafiar o sábio?

c – O sábio respondeu da mesma forma que o menino imaginou que fosse responder?Por quê?

d – O que o sábio quis ensinar ao menino ao responder: "A resposta... está em suas mãos!"?

e – Reflita um pouco sobre o ensinamento do sábio. O passarinho nas mãos do menino poderia ser considerado apenas um humilde animalzinho? Que outras representações o pequeno animal poderia ter?

4 - Observe agora o próximo texto:

Três viajantes encontraram, certa vez, um tesouro. Depois, sentirem fome, um dos três foi comprar-lhes comida. No caminho, pensou: "por que não colocar veneno na comida? Comerão e morrerão, e assim ficarei com todo o tesouro".

Entretanto, seus companheiros decidiram também matá-lo e dividir entre si sua parte. Quando voltou, assassinaram-no, e comeram a comida envenenada e morreram.

Al-Ghazzali

a – Qual foi a idéia que um dos viajantes teve para ficar com todo o tesouro?

b - Essa idéia deu certo? Qual foi o único imprevisto?

c – Atualmente, as pessoas costumam ter os mesmos planos para conseguir enriquecer? O que você acha disso?

5 - Leia o texto abaixo. De acordo com tudo o que você aprendeu em sala de aula, reescreva-o corrigindo a sua ortografia. (Dica: Há 24 palavras para corrigi-las)

Virinha

Na segunda-feira, como de costume, Virinha saiu de madrugada para fussar latas de licho. Ele achava que aquela era a melhor hora de procurar comida: fresquinho, tudo caumo, as famílhas donas do licho dormindo em pas ...

Encontrou uma enorme lata no jardin de uma casa, e comessou a fussar lá dentro até encontrar o fundo. Mas fussou com tanta força (ele estava com uma fome danada), que a lata virou, enborcou, e enborcada ficou.

Não foi mole o que Virinha sofreu espremido lá dentro como se foçe licho tanbén, sem ter lugar nem para espernear, só podendo respirar por um buraquinho de ferugem que tinha na lata. Um buraquinho de nada.

Se o caminhao de licho não tiveçe pasado bem cedo e se o lecheiro não foçe logo desemborcado a lata e dando aquele grito de susto...

- Tem cachoro vivo dentro de licho!

... Virinha não tinha escapado.

Saiu tonto lá de dentro. Cambaleou até a praia. E foi precizo um banho de mar um bocado conprido para ele acalmar o nervozismo e se sentir linpo daquele lixo todo.

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