Plano de aula apresentado na pós graduação
PLANO DE AULA
Nome da instituição: Escola para a vida
Nome do professor: Jamille Galimberti Locatelli
Série, turma: 4º ano – Ensino Fundamental
Disciplina: Artes
Data: 18/04/2011
Duração: 1 aula – 50 minutos
Tema central a ser abordado: Trabalhando com a argila
Conteúdo:
- A história da argila
- Os tipos de argila
- Informações de como manusear a argila
- Momento de criação com a argila
- Análise do trabalho final
Objetivos geral:
- Apresentar aos alunos a história da argila e sua utilidade;
Objetivos específicos:
- Desenvolver a percepção e a psicomotricidade;
- Modelar a argila com intuito de formar objetos decorativos;
- Estimular a criatividade;
Estratégias:
Aulas expositivas;
Atividade prática com a argila;
Desenvolvimento:
Em grande debate em sala de aula, juntamente com o cartaz sobre o tema da aula, será discutido:
- A história da argila: A argila é usada há milhares de anos. Objetos feitos com este material são facilmente encontrados em sítios arqueológicos.
- Os tipos de argila: Algumas são usadas para confeccionar telhas, tijolos, vasos de plantas. Outras para confeccionar pisos, azulejos, objetos. Ainda a louça branca usada principalmente em banheiros – pias, vasos sanitários, etc. E também para a chamada cerâmica artística – artesanal – objetos utilitários, objetos decorativos, esculturas, etc.
- Informações de como manusear a argila: A argila, ou barro, deve estar limpa antes de ser misturada com água para formar uma pasta facilmente modelável. Alguns destes materiais são queimados em forno para que fiquem mais rígidos e pouco quebradiços.
- Momento de criação com a argila: Neste momento as crianças podem criar o que desejarem com aquele pouco de argila
- Análise do trabalho final: Ao final do trabalho, o aluno avaliará a sua produção dizendo se realmente alcançou o que desejava no início da criação. Muitos até dizem que ficou melhor do que imaginavam.
Recursos didáticos:
Cartaz explicativo; Argila e água;
Avaliação:
Participação dos alunos durante a atividade;
Referências:
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