Jamille Pedagoga

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Plano de aula apresentado na pós graduação

PLANO DE AULA

Nome da instituição: Escola para a vida

Nome do professor: Jamille Galimberti Locatelli

Série, turma: 4º ano – Ensino Fundamental

Disciplina: Artes

Data: 18/04/2011

Duração: 1 aula – 50 minutos

Tema central a ser abordado: Trabalhando com a argila

Conteúdo:

- A história da argila

- Os tipos de argila

- Informações de como manusear a argila

- Momento de criação com a argila

- Análise do trabalho final

Objetivos geral:

- Apresentar aos alunos a história da argila e sua utilidade;

Objetivos específicos:

- Desenvolver a percepção e a psicomotricidade;

- Modelar a argila com intuito de formar objetos decorativos;

- Estimular a criatividade;

Estratégias:

Aulas expositivas;

Atividade prática com a argila;

Desenvolvimento:

Em grande debate em sala de aula, juntamente com o cartaz sobre o tema da aula, será discutido:

- A história da argila: A argila é usada há milhares de anos. Objetos feitos com este material são facilmente encontrados em sítios arqueológicos.

- Os tipos de argila: Algumas são usadas para confeccionar telhas, tijolos, vasos de plantas. Outras para confeccionar pisos, azulejos, objetos. Ainda a louça branca usada principalmente em banheiros – pias, vasos sanitários, etc. E também para a chamada cerâmica artística – artesanal – objetos utilitários, objetos decorativos, esculturas, etc.

- Informações de como manusear a argila: A argila, ou barro, deve estar limpa antes de ser misturada com água para formar uma pasta facilmente modelável. Alguns destes materiais são queimados em forno para que fiquem mais rígidos e pouco quebradiços.

- Momento de criação com a argila: Neste momento as crianças podem criar o que desejarem com aquele pouco de argila em mãos. O mais importante é que não seja definido algum trabalho específico com os alunos e sim que deixem fazer o que desejarem. É necessário também, que compreendam que o artesão (aquele que trabalha com argila para fins lucrativos) no momento em que está manuseando a argila, muitas vezes vai criando novos objetos e usando a sua criatividade para que construa peças únicas.

- Análise do trabalho final: Ao final do trabalho, o aluno avaliará a sua produção dizendo se realmente alcançou o que desejava no início da criação. Muitos até dizem que ficou melhor do que imaginavam.

Recursos didáticos:

Cartaz explicativo; Argila e água;

Avaliação:

Participação dos alunos durante a atividade;

Referências:

www.wikipedia.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial