Jamille Pedagoga

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Simulado para o 4º ano

Simulado – 4º ano

Língua Portuguesa

1 Durante esta unidade, estudamos sobre as lendas. As informações abaixo caracterizam este tipo de texto. Marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Os povos indígenas criaram lendas, história inventadas pela imaginação, para explicar a origem ou características de situações ou animais da realidade.

( ) Os povos indígenas foram passando estas informações em formas de lendas, de geração em geração, através do email pela internet.

( ) Geralmente, a lenda inicia-se com uma breve explicação sobre o local em que está acontecendo a história e as características dos personagens.

Observe a sequência das letras e marque a alternativa correta:

a – V, F, F.

b – F, V, F.

c – V, F, V.

d – F, V, V.

e – nenhuma das alternativas acima.

2 Durante o ano, aprendemos sobre a classe gramatical dos substantivos. Os substantivos são palavras que dão nomes a seres, objetos, lugares, etc. Todas as alternativas abaixo possuem substantivos, porém apenas uma não está correta, contendo outras classes no meio. Marque a alternativa errada:

a – cama, tesoura, boneca, carro.

b – chuva, bonita, comer, beijo.

c – cigarro, colete, cobra, bicicleta.

d – pipoca, coração, casa, nuvem.

e – relâmpago, escola, livro, mão.

3 Durante as aulas de Língua Portuguesa, estamos lendo o livro: “Kelly Martoer e a máquina do tempo”, da autora Natália Azevedo de Carvalho. Observe as alternativas abaixo e marque a informação verdadeira sobre esta aventura tão emocionante:

a – Kelly Martoer é uma menina loira, de olhos azuis e precisa se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas.

b – Kelly faz parte de uma linhagem muito poderosa de bruxas do mal.

c – Kelly mora na ilha de Principium.

d – O pai de Kelly é um bruxo muito poderoso.

e – Kelly precisou viajar pelo tempo para salvar sua mãe e avó que estavam enfeitiçadas.

Geografia

1 Aprendemos nesta unidade sobre o fenômeno êxodo rural, em que as pessoas saem do campo e vão para a cidade em busca de melhores condições de vida. Nas alternativas abaixo, encontramos vários problemas enfrentados pelos imigrantes quando chegam às cidades grandes. Apenas uma alternativa está errada. Com muita atenção, marque a alternativa pedida:

a – Com a chegada destas pessoas as cidades, o tráfico de carroças e charretes aumenta, causando muitos acidentes.

b – Quando as pessoas chegam à cidade grande, por não terem condições, são obrigadas a morar em favelas.

c – Por não terem um curso superior, são obrigados a concorrer a cargos mal remunerados, ou então pertencer a classe dos desempregados.

d – Com o aumento cada vez maior da população com renda baixa, os hospitais públicos não conseguem atender a toda demanda, por falta de profissionais, equipamentos ou espaço físico.

e – O mesmo acontece para conseguir vagas nas escolas públicas para os filhos, visto que cada família de renda baixa tem em média 4 crianças, de acordo com as pesquisas do IBGE.

2 Os municípios, ou seja, as cidades podem ser classificadas de duas formas: pelo número de habitantes ou pela função urbana. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os tipos de atividades para cada cidade brasileira citada.

(1) Cidades religiosas

(2) Cidades turísticas

(3) Cidades portuárias

(4) Cidades político-administrativas

(5) Cidades industriais

( ) Vitória: O porto Tubarão é um dos mais conhecidos e importantes do Brasil.

( ) Linhares: Cidade pólo do Estado. Encontramos as fábricas: RIMO, MOVELAR, SUCOS MAIS, etc.

( ) Aracruz: Uma das cidades mais visitadas no norte do Estado pelas suas belas praias.

( ) Ibiraçu: Possui o primeiro Mosteiro Zen da América Latina e um Santuário de Nossa Senhora da Saúde.

( ) Brasília: Cidade mais importante do Brasil por ser a capital e o centro das decisões administrativas e legislativas do país.

Observe a sequência dos números e marque a alternativa correta:

a – 1,2,3,4,5.

b – 4,3,2,1,5.

c – 2,5,3,1,4.

d – 3,5,2,1,4.

e – 5,2,1,4,3.

3 Estudamos em sala de aula, sobre as cidades planejadas. Leia as informações abaixo e marque a alternativa incorreta, que não se enquadra a esta realidade:

a – A maioria das cidades se originaram sem que fosse planejada. Foram crescendo de forma espontânea, como Ibiraçu, Fundão, João Neiva, Aracruz, etc.

b – Já outras cidades, foram planejadas antes de serem construídas. Assim, foi solicitado um lugar específico para setor comercial, moradias e indústrias.

c – Teresinha, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Palmas e Aracaju, são exemplos de cidades planejadas.

d – Embora estas cidades fossem planejadas, ao seu redor o crescimento desordenado também apareceu.

e – Pode-se concluir que os ricos moram nas cidades planejadas e os pobres nas cidades não planejadas.

História

1 Quando os portugueses chegaram ao Brasil, iniciaram a colonização nas áreas perto das praias, no litoral. Nos séculos XVI e XVII começaram a desbravar o interior do Brasil. Nessa época, foi criada a Vila de São Paulo. Marque a alternativa abaixo que não condiz com o que estudamos em sala de aula.

a – A vila de São Paulo tinha poucas construções, feitas de barro e cobertas com palhas. Havia poucas ruas de terra e sem iluminação.

b – Muitos produtos ainda eram trazidos de Portugal para os colonos. No litoral chegavam as grandes caravelas com mercadorias que seriam distribuídas pelas vilas da região.

c – Os mercadores recebiam os produtos nas praias e para levar até a vila precisavam de mulas e cavalos para auxiliá-los no transporte. Demorava dias para conseguir chegar à Vila de São Paulo.

d – A viagem do litoral até a vila era muito simples. Os mercadores já estavam acostumados. Já havia estradas com boas condições e também atendimento quando precisavam em casas de amigos durante a subida dos morros.

e – Como não era sempre que os produtos chegavam de Portugal, era preciso continuar desbravando as terras em busca de riquezas naturais. Procuravam por índios para escravizar ou também ouro e diamantes. Estes desbravadores ficavam conhecidos como bandeirantes.

2 Estávamos aprendendo em sala de aula, como era realizado a extração de ouro em terras brasileiras. Como sabemos, existiam dois tipos de atividades. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Lavra

(2) Aluvião

( ) Trabalhavam os escravos obrigados pelos portugueses.

( ) Utilizavam a bateia como principal instrumento.

( ) Trabalhavam os homens livres.

( ) Utilizavam pás, marretas e picaretas.

( ) Extração em córregos.

( ) Extração em morros.

Agora, complete com a sequência correta:

a – 1,2,2,1,2,1.

b – 1,1,1,2,2,2.

c – 2,2,1,1,2,1.

d – 1,2,1,2,1,2.

e – 2,1,1,1,2,2.

3 Para a extração do ouro, os portugueses utilizaram por muito tempo os escravos africanos. Mas naquela época, haviam os escravos mineradores e os escravos de ganho. Complete com (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Os escravos mineradores eram obrigados a trabalhar muito tempo durante o dia, e sofriam castigos caso parassem o trabalho ou não encontrassem ouro.

( ) Os escravos mineradores além de coletar o ouro, removiam a areia, represavam os rios e cavavam canais. Para estes serviços, os portugueses também ajudavam o dia inteiro.

( ) Os escravos de ganho podiam trabalhar para outras pessoas além do seu dono e tudo o que ganhavam pelo serviço ficava com ele.

( ) Os escravos de ganho trabalhavam no transporte, construção de edifícios, pontes e chafarizes, comércio ambulante e assim, podiam circular mais livremente pelas ruas.

Complete com a sequência correta:

a – F,F,V,V.

b – V,V,F,F.

c – V,F,F,V.

d – V,F,V,F.

e – F,V,V,V.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início