Jamille Pedagoga

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Trabalho contra a dengue

COMBATE À DENGUE

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.

O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife – Pernambuco. Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador - Bahia, reaparecendo em novo surto em 1792. Destes acontecimentos para cá, outros estados do Brasil também registraram pessoas com dengue e agora já é denominada como epidemia em muitas localidades do país.

Numa reportagem do site da Prefeitura de Aracruz em 25/02/2011: “Até agora, 109 casos de dengue foram notificados, sendo 11 confirmados e os maiores índices estão sendo encontrados na Barra do Riacho e nos bairros de Fátima e Bela Vista, localizados na Sede do município.” Este site afirma também, que o foco do mosquito está sendo encontrado principalmente nos lixões a céu aberto, em terrenos baldios e nos depósitos móveis (pratos, vasos de plantas, bebedouros, materiais de depósito de construção), que se encontram do portão para dentro das casas dos moradores.

Agora você percebeu que não adianta mais só estudarmos sobre o mosquito da dengue, os sintomas e modo de transmissão. O jeito é mobilizar a família e fazer parte deste combate contra a dengue!

Assinale com (X) as opções das quais você encontrou em sua casa:

a) No seu quintal:

( ) pneus velhos a céu aberto

( ) garrafas de vidro virados de “boca para cima”

( ) garrafas de plástico virados de “boca para cima”

( ) vaso de plantas com pratinho cheio de água

( ) reservatório de água de chuva descoberto

( ) bebedouros de animais sem trocar a água diariamente

( ) nada disso citado acima

b) A sua caixa d’água:

( ) está na laje da casa, sem cobertura e sem tampa de vedação

( ) está na laje da casa, sem cobertura mas com tampa de vedação

( ) está na laje da casa, com telhado e com tampa de vedação

( ) na minha casa tem poço artesiano

c) Há quanto tempo a sua família limpou a caixa d’água:

( ) nos últimos 6 meses

( ) no último ano

( ) nos últimos 5 anos

( ) nunca foi limpa

( ) não faço ideia pois moro em casa de aluguel

d) Onde você coloca o seu lixo para que a prefeitura recolha:

( ) jogo em terrenos baldios

( ) coloco em sacolas plásticas no chão em frente à casa

( ) tenho na calçada uma lixeira mais alta para que nenhum animal mexa

e) Você tem animais aquáticos de estimação: ( ) sim ( ) não

Com que periodicidade você faz a higienização do aquário:

( ) toda semana ( ) todo mês ( ) não me lembro quando foi a última vez

f) Vocês tem o cuidado de observar se há algum entupimento nas calhas ou poças na laje da sua casa:

( ) nunca olhei isto

( ) todo ano olhamos isto

( ) sempre olhamos isto

Encontrou muita coisa fora do lugar? É hora de trabalhar!

Como eliminar as larvas e os mosquitos da dengue:

Pesquisadoras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto (SP) descobriram que a cafeína é fatal para o desenvolvimento da larva do Aedes aegypti. No estudo, elas verificaram que quanto maior a concentração de cafeína na água parada contida em vasos, ralos e plantas, menor o tempo de vida das larvas.

Resultados semelhantes foram obtidos com a borra de café. Em laboratório, quatro colheres de sopa de borra de café bloquearam o desenvolvimento de larvas mergulhadas no equivalente a um copo de água.

Em situações de epidemia de dengue, o método de combate mais usado contra a reprodução do mosquito é a aplicação de inseticidas, mas a maioria desses produtos é tóxico. Além disso, com o tempo, os mosquitos podem adquirir resistência a essas substâncias. A borra de café funciona como um inseticida natural e não faz mal para seres humanos, animais e plantas.

Outros produtos, como o sal de cozinha e a água sanitária, têm sido recomendados contra o Aedes aegypti. Mas há limitações: eles não podem ser aplicados em plantas, por exemplo. A borra é um resíduo produzido diariamente na maioria das residências. Ela pode ser jogada sobre o solo dos jardins e hortas, na terra dos vasos ou dentro das bromélias. Não se deve diluí-la em água antes de aplicar.

A larva se intoxica ao ingerir extratos de borra do café. A quantidade de borra a ser utilizada depende da quantidade de água acumulada. Se o local contém o equivalente a meio copo de água de chuva, por exemplo, duas colheres de sopa de borra bastam. A mesma quantidade de borra nova deve ser colocada a cada sete dias.



Na sua casa alguém já pegou dengue: ( ) sim ( ) não

Na sua rua alguém já pegou dengue: ( ) sim ( ) não

Sintomas:

Geralmente, os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.


Leia mais: http://www.combateadengue.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial